HOME EMPRESA ORCAMENTOS PRODUTOS SERVIÇOS PROMOÇÃO DICAS FALE COM O DONO CONTATO
  
 
Menu principal
Painel do Especificador





Dicas : 
em 22/2/2008 11:10:26 (20948 leituras)

Conheça todos os procedimentos para fazer uma instalação rápida e segura de caixa d'água de polietileno

As caixas d'água plásticas, em especial as de polietileno, vêm conquistando participação cada vez maior no mercado, em substituição às caixas de fibrocimento. Isso se deve, principalmente, a características como leveza, resistência aos raios UV e à facilidade de manutenção. E também pelo fato desses reservatórios serem produzidos a partir de material atóxico.

O formato e as dimensões das caixas podem variar de acordo com o fabricante, mas a forma de instalação é a mesma. Deve sempre atender aos requisitos da norma da ABNT, a NBR 5626 - Instalação predial de água fria e NBR 14800 - Reservatório poliolefínico para água potável. Além disso, é importante seguir o procedimento indicado pelo fabricante em relação aos locais que devem ser furados, para evitar a perda antecipada da garantia do produto.

Material - Furadeira, serra-copo para flanges de ½" e ¾", tubos de PVC nas mesmas bitolas dos flanges, lixa, chave de grifo, fita veda-rosca, cola de PVC, pano de limpeza e kit torneira de bóia. Antes de iniciar a instalação, leia o manual de instrução que vem com o produto.




Passo 1


Retire a tampa para começar a instalação da caixa d'água. O assentamento deve ser feito sobre uma superfície plana e nivelada. Se for necessário apoiar a caixa d'água sobre perfis ou vigas, estes devem ter mais que 10 cm. A distância entre as vigas ou perfis deve ser menor que 20 cm. As caixas de 1.750 l, 2.500 l e 6.000 l deverão ser instaladas apenas sobre bases planas.


Passo 2


Inicie a furação da caixa nos pontos indicados pelo fabricante. Para isso, utilize serra-copo compatível com o diâmetro dos flanges.


Passo 3


Inicie a furação da caixa nos pontos indicados pelo fabricante. Para isso, utilize serra-copo compatível com o diâmetro dos flanges.


Passo 4


Faça pelo menos três furos: um para a entrada, outro para a saída de água (descarga) e um terceiro para o extravasor (ladrão).


Passo 5


Em seguida, inicie a fixação dos flanges.


Passo 6


Com uma chave de grifo, aperte os flanges rosqueáveis pelo lado interno da caixa. Faça isso com cuidado, de forma a garantir a junção perfeita das peças sem danificá-las. O uso de flanges com vedação de borracha dispensa vedação adicional, com silicone, por exemplo.


Passo 7


Em seguida, inicie a instalação do encanamento utilizando tubos de bitola equivalentes aos dos flanges. Para aumentar a aderência, lixe os flanges.


Passo 8


Em seguida, faça o mesmo com a ponta dos tubos que irão entrar em contato com a caixa d'água.


Passo 9


Passe cola de PVC nos flanges e nos canos que serão conectados.


Passo 10


Em seguida, conecte os canos aos flanges.


Passo 11


Do lado interno da caixa d'água, instale a torneira de bóia junto ao flange de entrada de água. Para tanto, fixe a torneira separada da bóia. Não se esqueça de usar fita veda-rosca para instalar a torneira de bóia.


Passo 12


Na seqüência, fixe a bóia rosqueável na haste.


Passo 13


Antes de concluir, limpe toda a caixa d'água com um pano úmido, em especial o lado interno, para garantir a retirada de cavacos e outros resíduos da instalação.


Passo 14


Após ser fechada com a tampa, a caixa d'água estará pronta para ser conectada à rede hidráulica e utilizada.


Dicas

- A instalação da caixa d'água sob o telhado deve prever aberturas de ventilação para a circulação do ar.

- A caixa d'água de polietileno deve ser limpa a cada seis meses. Mas atenção: evite escova ou outro objeto abrasivo.

Fonte: Revista Equipe de Obra

(Gabriel Miranda)



Outros artigos
11/6/2013 10:52:49 -
22/1/2013 17:19:40 -
18/1/2013 16:03:35 -
18/1/2013 16:01:27 -
11/12/2012 15:55:04 - Bancos permitem agora "calote" em financiamentos